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Melhores horários para postar no YouTube

Você já parou pra pensar que o horário em que você publica seus vídeos no YouTube pode estar impactando — e muito — os seus resultados? Muita gente subestima esse detalhe, mas a verdade é que entender o comportamento da audiência e como o algoritmo reage a esses padrões pode fazer toda a diferença na performance do seu canal.

Ao longo dos anos estudando a fundo o funcionamento da plataforma e também testando o que funciona no Youtube, percebi que ajustar a hora da publicação foi um dos pontos-chave para aumentar o alcance, o engajamento e, claro, a monetização. E é exatamente isso que eu quero compartilhar com você aqui: como identificar os melhores horários para postar, de forma estratégica, com base em dados reais e no que o próprio YouTube nos mostra.

Eu, João Adolfo, sou especialista em Youtube e criei um método (Segredos Milionários do Youtube – SMY), que ajuda muitas pessoas a aumentarem sua monetização aplicando técnicas simples, mas que fazem toda a diferença. E, certamente, ajustes pontuais relacionados ao cronograma de postagens também são muito valiosos. Confira as dicas que preparei para você em relação a esse aspecto importante..

O melhor horário para publicar no Youtube muda de acordo com o canal

Em geral, os melhores horários são entre 17h30 e 21h, quando a maioria das pessoas está em casa e tem tempo livre para assistir os vídeos. Mas, isso é uma média geral, o ideal é testar e adaptar com base no seu público específico.

É importante deixar claro que os horários podem mudar completamente de canal para canal. São diversos fatores que influenciam nessa rotina, como o comportamento de sua audiência e a concorrência do nicho em que você atua. Além disso, um canal precisa ter consistência para criar uma regularidade e, até, “acostumar” o seu público com o cronograma de publicações. 

Vamos imaginar a seguinte situação: há dois canais sobre maquiagem e ambos são geridos por ótimos profissionais, especialistas no assunto. Contudo, o canal 1 publica regularmente seu conteúdo, possui horários bem definidos e preza pela consistência; enquanto o canal 2 publica vídeos de forma esporádica. Digamos que o público até visite o canal 2, mas nunca encontra atualizações, novos vídeos ou conteúdos inéditos. Certamente, chegará um momento em que o público criará a ideia de que é mais válido buscar informações no canal 1, que estará sempre atualizado. Por conta disso, a consistência é muito importante.

Se você quiser saber os melhores horários para o seu canal, é possível consultar no próprio YouTube, que mostra os melhores horários dentro do YouTube Studio, na aba Público. Lá, tem um gráfico com os horários em que sua audiência está mais ativa na plataforma. Isso é ouro para você saber quando seu público está online e, assim, programar suas postagens de forma estratégica.

Os melhores horários para publicação alteram de acordo com o formato do vídeo

O Youtube permite a publicação de mais de um formato de vídeo e o ideal é explorar todas as possibilidades, pois todas as estratégias trazem chances de ranqueamento. Por exemplo, se a pessoa busca uma informação rápida, está com pouco tempo de assistir vídeos, pode optar pelos Shorts, os vídeos de até 3 minutos do Youtube. Já se o público busca vídeos mais elaborados e tem tempo de assistir, os vídeos do feed e lives são opções. Confira os melhores horários de acordo com o comportamento de cada formato:

  • Vídeos normais (longos): Idealmente entre 18h e 21h.
  • Shorts: Funcionam muito bem pela manhã (11h) e no início da tarde (13h–15h), porque o público consome mais de forma rápida, entre tarefas.
  • Lives: Costumam performar melhor à noite ou aos finais de semana, quando as pessoas têm mais tempo e disposição para assistir ao vivo.

Leia também: Guia Prático: Como Fazer Lives para Lucrar no YouTube

VEJA  Nova atualização do YouTube afeta canais pequenos: entenda agora

Apesar dessa lista de horários, é muito importante avaliar as preferências do seu público especificamente, verificando as métricas que o Youtube vai fornecer no Youtube Studio. Então, se você é alguém que já está na plataforma há algum tempo e não tem o resultado esperado, quem sabe seja a hora de avaliar os horários em que você está publicando.

A importância do cronograma de postagens no Youtube

Ter um cronograma de postagens é fundamental para criar consistência e expectativa. O YouTube valoriza canais que postam com regularidade. Além disso, quando você posta nos mesmos dias e horários, o público aprende quando te esperar e isso gera mais engajamento e fidelidade.

Meu conselho como especialista é: analise os melhores horários e faça um planejamento para subir vídeos nesses determinados horários, considerando todos os formatos que você usa no canal.

Leia também: Tendências no Consumo de Vídeo do YouTube e Adaptações Necessárias

Como avisar para o público os horários de publicação?

Você pode avisar na capa do canal, no comentário fixado, nas descrições dos vídeos, na comunidade do youtube (quando estiver disponível), e claro, nas outras redes sociais sobre quando vai publicar vídeo novo. Isso ajuda seu público a se organizar para consumir seu conteúdo e aumenta as chances de audiência recorrente.

Além disso, existem algumas plataformas de notificações que disparam avisos e que podem ser muito úteis para você. Dessa forma, elas chegam na tela do computador ou celular de quem está inscrito na plataforma de disparos e conseguem acessar o vídeo clicando na notificação. Também vale a pena utilizar essa estratégia para aumentar seu engajamento!

Leia mais: Como ganhar inscritos no YouTube – Dicas para iniciantes

O que fazer se esquecer de postar o vídeo no horário de sempre? 

Se você esquecer de postar o vídeo em algum horário do seu cronograma, não precisa esperar o próximo horário, pode postar assim que lembrar. Claro, o ideal é manter o cronograma, mas é melhor postar fora do horário do que não postar. Só evite horários ruins, como madrugada ou momentos de baixa atividade (por exemplo, entre 1h e 7h da manhã).

Um vídeo no Youtube perde a validade como nos stories do Insta?


Não, essa é uma das maiores vantagens do YouTube. Diferente dos stories, que somem em 24h, um vídeo no YouTube continua entregando por dias, semanas, até anos. Um bom vídeo com bom título e thumbnail pode virar uma máquina de atrair visualizações e leads no automático, mesmo que tenha sido postado meses atrás.

E o melhor disso tudo: você recebe em dólar, no conforto da sua casa. E os valores podem ser referentes a vídeos que você já gravou há muito tempo. Já imaginou ter uma renda passiva, podendo ir para qualquer lugar do mundo e mesmo assim ver dinheiro caindo na conta? São maravilhas que o Youtube proporciona!

Se você chegou até aqui, já deu um passo importante rumo à profissionalização do seu canal. Entender os melhores horários para postar no YouTube é só uma das engrenagens desse grande motor que é a plataforma, mas é uma engrenagem essencial — e agora ela está ao seu alcance.

O que eu sempre digo para meus alunos e mentorados é: o YouTube recompensa quem trata o canal como um negócio. E parte disso é observar dados, testar estratégias e ajustar a rota sempre que necessário. Comece pelos horários. Experimente, analise os resultados e construa sua rotina de publicação com propósito.

Se precisar de uma ajuda mais aprofundada, meu método Segredos Milionários do YouTube está aí pra isso — foi criado justamente para ajudar pessoas como você a transformar conteúdo em resultado de verdade.

Nos vemos no topo!

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