Quando iniciamos um canal no Youtube, costumamos pensar muito sobre as maneiras de aumentar o nosso engajamento, quais assuntos vão performar melhor, quais são os horários que nosso público costuma estar online e que vai assistir ao que estamos publicando. Todos esses pontos são cruciais para definir o sucesso do canal.
Não basta fazer um canal e publicar vídeos, você vai precisar ter um acompanhamento para que sua estratégia dê certo. Eu, João Adolfo, especialista em Youtube e mentor de grandes players, venho te trazer uma dica de ouro hoje: vou te ensinar como ter acesso às principais informações sobre o seu canal através do Youtube Studio.
O que é o YouTube Studio?
É uma área do YouTube feita só para os criadores de conteúdo. Você entra nela para cuidar de tudo do seu canal, como se fosse a “parte de dentro” do YouTube. A ferramenta é gratuita e permite o acesso às principais métricas, possibilitando que o criador de conteúdo possa analisar aquilo que está dando certo, a fim de potencializar e aumentar o engajamento, personalizando o conteúdo.
Você pode acessar pelo computador (em studio.youtube.com) ou baixar o aplicativo “YouTube Studio” no seu celular. Confira abaixo:
Como acessar o Youtube Studio?
- Pelo computador
- Abra o seu navegador e visite o site do YouTube (www.youtube.com).
- Faça login na sua conta.
- No canto superior direito, clique na sua imagem de perfil.
- No menu suspenso, selecione “YouTube Studio”.
- Agora, basta explorar as informações que você precisa.
- Pelo app
- Após fazer o download do aplicativo, entre com seu login e senha do Youtube
- Agora, o acesso está na palma de sua mão, de forma dinâmica.

O que dá pra fazer dentro do YouTube Studio?
1. Ver o resumo do seu canal
Logo que você acessa, já vê um resumo com:
- Como foi o desempenho dos seus vídeos recentes
- Quantas pessoas estão assistindo
- Novidades do YouTube
2. Ver e editar seus vídeos
Você pode ver todos os vídeos que já postou e também:
- Trocar o título e a descrição
- Mudar ou colocar a capa do vídeo (thumbnail)
- Mudar se o vídeo é público, privado ou não listado
3. Acompanhar os resultados (estatísticas)
Aqui você descobre:
- Quantas pessoas assistiram aos seus vídeos
- De onde elas vieram
- Quanto tempo ficaram assistindo
- Quantas pessoas se inscreveram
Essas informações ajudam muito a melhorar os próximos vídeos, pois quem cria o conteúdo poderá levar em consideração o melhor horário para publicar, onde poderá intensificar o compartilhamento para que mais pessoas descubram o canal ou assistam aos vídeos, analisar os assuntos mais “bombados” e replicar conforme o interesse do público.
4. Responder comentários
Tem uma parte no Youtube Studio só pra ver os comentários dos seus vídeos e responder tudo num só lugar. Responder aos comentários no YouTube traz diversos benefícios, como fortalecer a relação com o público, incentivar o engajamento e aprimorar a qualidade do conteúdo. Além disso, as interações nos comentários oferecem insights valiosos sobre a percepção dos espectadores em relação aos vídeos. É imprescindível monitorá-los para melhorar cada vez mais a sua performance.
O Youtube Studio também permite fixar comentários, ou seja, você pode escolher algum comentário para que apareça como primeiro na lista para o público.
Outra funcionalidade relacionada aos comentários é o bloqueio ou remoção, o que ajuda a lidar com spam e comentários maldosos/inapropriados. Você pode bloquear algum usuário na opção “Ocultar o usuário do seu canal” e impedindo que comente em qualquer um de seus vídeos. E o melhor: ele não será alertado sobre isso.
5. Ganhar dinheiro (monetização)
Se o canal já estiver ganhando dinheiro, aqui você vê:
- Quanto o canal faturou
- Quais vídeos estão gerando mais receita
- Como o dinheiro está entrando (com anúncios, por exemplo)
Leia mais: Mentor de grandes players no Youtube dá conselhos de como ganhar dinheiro usando a plataforma
6. Organizar seu canal
Tem uma aba chamada “personalização” onde você:
- Muda a foto e o banner do canal
- Escolhe qual vídeo aparece primeiro para quem acessa o seu canal
- Coloca links das suas redes sociais, além de principais informações que serão mostradas ao público.
7. Usar músicas gratuitas
O YouTube tem uma biblioteca com músicas e sons que você pode usar nos vídeos sem pagar nada e sem risco de tomar punição por direitos autorais (o que pode remover os seus vídeos). A sonorização é essencial para melhorar a experiência do espectador e para contextualizar alguns conteúdos produzidos por você.
Leia mais: Como evitar violações de direitos autorais e strikes no youtube

